Hansenologia Internationalis ISSN 1982-5161 Submeter Artigo

Ajuda - (Como submeter)

1 - O que preciso saber do SGP na primeira vez que acesso?
O SGP (Sistema de Gestão da Publicação) é um sistema que permite a submissão de trabalhos e processo de análise do corpo editorial de forma totalmente informatizada pela web. O SGP é baseado em níveis de acesso, portanto quando um usuário submete um manuscrito e o aprova para revista, ele permanece apenas para visualização do autor e do corpo editorial, mantendo-o seguro de outros autores que não participaram da pesquisa e desenvolvimento do trabalho. É crucial que o autor que submete trabalhos no SGP tenha cadastrado um email da qual ele use, pois todas as confirmações e avisos referentes ao tramite, aprovação ou recusa do trabalho serão feitas por email. Caso o autor troque de email, ele poderá atualizar seu dado cadastral através da seção "Dados Cadastrais" na navegação do topo.

2 - Como iniciar a submissão do meu trabalho?
Clicando no link "Submeter novo artigo" que se encontra na primeira página acessada após o login no centro ou na navegação da esquerda, abaixo da indicação dos status de seus trabalhos no link "Submeter Artigo novo"

3 - Como é o processo da Submissão de Manuscritos On-line?

O processo de submissão do manuscrito é baseado em 9 passos da qual o autor vai preenchendo itens relativos ao seu trabalho como título, descritos (palavras-chaves), resumo, informações adicionais com a possibilidade de enviar imagens ou gráficos (em formato JPG apenas), e montar o conteúdo do artigo através de uma página com interface gráfica semelhante ao do programa MS Word, podendo edita-lo criando tabelas, inserindo imagens e aplicar formatação ao seu texto. No último passo o autor obterá uma versão em PDF de seu manuscrito e escolhe aprovar sua submissão ou excluir.

4 - Como enviar imagens referentes ao meu artigo?

O primeiro passo da submissão de manuscrito é o envio de imagens para o servidor. O autor pode enviar suas imagens em grupos de no máximo 5 imagens, podendo após o envio das primeiras cinco imagens o envio de mais se for necessário. Após o envio de cada imagem ou grupo de imagens o autor, poderá inserir um título e uma legenda em cada imagem. As imagens poderão estar no formato jpg, gif, psd, tif e png para serem aceitas pelo SGP. As imagens serão vistas pelo corpo editorial.

5 - Como inserir autores para o meu manuscrito?

O segundo passo na submissão é a inserção, edição e exclusão de autores. Para inserir basta preencher o item "Nome", "Titulação", "Cargo" e opcionalmente cpf (pedido para posteriormente gerar o termo de Copyright, termo que garante os direitos autorais dos autores). Há a possibilidade de definir a ordem de importância dos autores, para basta ordena-los por importância de cima para baixo clicando nas setas, ficando o primeiro autor como o Principal e os outros como co-autores.

6 - Como posso acrescentar um comentário diretamente ao Editor?

O Sétimo passo da submissão é a inserção do Resumo em inglês e português, Informações Adicionais e escrever uma Carta ao Editor, onde conterá informações importantes referentes ao trabalho submetido as quais deverão ser lidas pelo editor unicamente.

7 - Eu posso editar dados as quais já inseri anteriormente como Título, conteúdo, autores ou até mesmo inserir novas imagens?

Sim. O autor enquanto não aprovar seu manuscrito (Último Passo) poderá editar a qualquer momento os dados do seu manuscrito, para isto usando a navegação da esquerda voltando ao passo que necessita de alteração. Para inserir mais imagens o autor deverão voltar ao primeiro passo da submissão.

8 - Caso minha conexão com a internet tenha problemas no momento da minha submissão, meu trabalho é perdido?
Não. Caso aconteça algum problema na sua conexão com a internet o trabalho ficará aguardando a finalização do autor, ficando o trabalho salvo até o ponto onde o autor foi interrompido.

9 - Eu posso iniciar uma submissão e terminar em outro dia?
Sim. Enquanto o autor não aprovar seu manuscrito ele ficará pendente por 20 dias aguardando a finalização da submissão, onde se após este período o autor não aprova-lo o trabalho será automaticamente excluído do SGP.

10 - O que é Copyright Transfer Statement ?
É um termo de sessão de direitos autorais que o autor deverá imprimir após preencher todas as perguntas utilizando o ícone da impressora para ser visualizado em uma página limpa (branca), pois impressão será usada como termo de copyright garantindo os direitos autorais dos autores. Após impressa esta página, deverá ser enviada por fax ou correio para garantia da integridade autoral do artigo.

11 - Como faço para continuar uma submissão já iniciada?
Para continuar uma submissão o autor deverá verificar a seção "Submissões Incompletas" ou a seção "Aguardando Aprovação", encontrado na navegação da esquerda da área do autor e então clicar no ícone representado pela seta.

12 - Quando vou iniciar uma submissão aparece uma mensagem de que já existe outro manuscrito submetido por mim, por quê?
O SGP permite que o autor envie a quantidade de manuscritos que quiser, porém os trabalhos deverão ser inseridos um por vez, após a finalização da inserção de um trabalho científico o autor poderá enviar mais trabalhos. Por este motivo a mensagem indica que existe um trabalho não finalizado pendente para a conclusão do autor, a qual poderá ser acessado na seção "Submissões Incompletas" ou a seção "Aguardando Aprovação", encontrado na navegação da esquerda da área.

13 - Como saberei se meu trabalho foi aceito ou recusado?

Após análise do corpo editorial (processo de revisão científica) o autor que realizou a inserção do manuscrito será avisado por email.

14 - Um trabalho que submeti após um período de tempo aparece na seção "Fora de Padrão", como devo proceder?
A seção "Fora de Padrão" é destinada para trabalhos que necessitam de pequenas alterações antes de serem enviados para o corpo editorial da revista. O autor deverá atentar no item que aparecerá abaixo título do artigo dentro da seção "Fora de Padrão" que é um comentário referente ao que é necessário alterar para o artigo estar adequado ao SGP.

15 - Já tenho meu conteúdo do trabalho formatado com suas tabelas em arquivo de texto. Este tipo de formatação e tabelas serão perdidas ou terei de refaze-las?
Não. No Oitavo passo o autor irá inserir o seu conteúdo e através do comando "Copiar" e "Colar" o autor poderá inserir o seu conteúdo do trabalho sem perder a formatação aplicada por ele anteriormente e ainda manter as tabelas já montadas.

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Serviços de Saúde;as Instituto Lauro de Souza Lima Fundação Paulista contra Hanseníase

Copyright© Hansenologia Internationalis 2017 Todos os Direitos ReservadosGN1